Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Baixe nosso App aqui e acompanhe nossa programação onde você for. E as notícias sobre o falecimento, funeral do Papa Francisco, bem como a preparação e eleição do próximo Papa.
Acompanhe as principais informações do Vatican News:
Sexta-feira, 25
No sábado, 26 de abril, na missa de corpo presente, as autoridades estarão dispostas conforme o protocolo, ou seja, na primeira fila os presidentes da Argentina, terra natal do Papa, e da Itália. Depois, haverá a realeza e os outros presidentes em ordem alfabética francesa. A lista completa das delegações será divulgada na tarde desta sexta-feira. Na tarde de domingo, 27 de abril, os cardeais irão a Santa Maria Maior para visitar o túmulo de Francisco e a capela onde está exposto o ícone que lhe é querido, a Salus Populi Romani. Eles também passarão pela Porta Santa e celebrarão as Vésperas juntos. Foi o que decidiu a Quarta Congregação geral dos cardeais realizada, na manhã desta sexta-feira (25/04), das 9h10 às 12h20
Quinta-feira, 24
A segunda Congregação Geral dos cardeais foi realizada na tarde desta quarta-feira, 23 de abril, entre 17h e 18h30 (horário local), na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano. A reunião contou com a presença de 103 cardeais e foi aberta com a oração Veni, Sancte Spiritus. Em seguida, os cardeais rezaram em sufrágio do Papa Francisco. Durante a reunião, os cardeais que ainda não haviam prestado juramento o fizeram, cumprindo assim os ritos protocolares previstos no processo que antecede o Conclave. O Colégio Cardinalício aprovou a programação dos “Novendiali”, os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do Pontífice falecido, conforme tradição da Igreja. A notificação oficial foi divulgada, com a informação de que as missas ocorrerão entre os dias 26 de abril e 4 de maio.
Quarta-feira, 23
Será realizada na próxima sexta-feira, 25 de abril, às 20h locais, na Basílica de São Pedro, a cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco, que foi trasladado na manhã de hoje da Casa Santa Marta e está exposto para a homenagem dos fiéis. O rito – conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 66-81) – será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
Terça-feira, 22.
O Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. Em 23 de abril, o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada em 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior. Cerca de sessenta cardeais se reuniram esta manhã para prestar juramento à Constituição Universi Dominici Gregis sobre a sé vacante e a eleição do Pontífice. Foram escolhidas as datas da trasladação e das exéquias. No domingo, 27 de abril, a missa será presidida pelo cardeal Parolin.
Segunda-feira, 21.
17:00 – Os apartamentos papais do Palácio Apostólico e da Casa Santa Marta foram lacrados com selo na presença do camerlengo, cardeal Kevin Farrell. O rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão ocorreu nesta noite, às 20h locais, na capela do andar térreo da Casa Santa Marta.
10:17 – Segundo informado pela Sala de Imprensa da Santa Sé: A trasladação do corpo do Santo Padre para a Basílica Vaticana, para a homenagem de todos os fiéis, poderá ocorrer na manhã de quarta-feira, 23 de abril de 2025, segundo as modalidades que serão definidas e comunicadas amanhã, após a primeira Congregação dos Cardeais.
10:00 – O Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, lamenta morte do Papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias.
9:45 – Terço em sufrágio pelo Papa Francisco na Praça São Pedro. Hoje, 21/04, às 19h30 (Itália) – 14h30 (Brasil), o cardeal Mauro Gambetti preside o Santo Terço na Praça São Pedro. O momento de oração contará com transmissão ao vivo e tradução em português.