Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Simpósio BNCC já conta com mais de 100 inscritos

simposio-cartaz

Mais de 100 pessoas já confirmaram presença no Simpósio “Base Nacional Comum Curricular: o que é? Quais são as perspectivas? O que se pretende e o que Muda?”. O evento, encabeçado pela Comunidade Mãe do Verbo Divino com apoio do clero da Diocese de Petrópolis, acontece no dia 2 de setembro, das 8h às 17h, no Centro Pastoral e Social da Paróquia de Santo Antônio, no bairro do Alto, em Teresópolis.

felipe-neriEntre os conferencistas, três referências nacionais no assunto: os professores Felipe Nery (foto), Andreia Medrado e o médico Tiago Tiago Stefanon.

A aplicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC é uma normatização proposta pelo Estado para o processo de aprendizado dos cidadãos, apontado diretamente para o sistema educativo. É a tentativa de se criar um alicerce para se normalizar a sociedade a partir da aprendizagem de seus cidadãos, tendo o sistema educativo como instrumento. Ela estabelece “conhecimentos, competências e habilidades”, bem como “princípios éticos, políticos e estéticos, direcionando a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.

leandro2“O Brasil já dispõe da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), por quê uma Base Comum Curricular? Penso que um currículo único imposto pelo estado fere diretamente o espírito democrático, da qual a Educação tem papel fundamental em informar sobre o livre pensamento, os conteúdos diferentes. Isso tudo precisa ser discutido com a população, principalmente com os protagonistas da Educação, sejam pais, instituições”, avalia Leandro de Souza Soares (foto), fundador da CMVD e organizador do simpósio.

 

“O Papa João Paulo II nos disse que o futuro da humanidade passa pela família. Você conseguiria imaginar uma criança crescendo sem alguém que pudesse orientá-la de forma honesta? Atualmente presenciamos uma gama de pessoas que querem denegrir e prejudicar essa instituição divina que é a família”, completa o Padre Leonardo Tassinari, decano de São José de Anchieta – Magé – que também faz parte da organização. “Por isso convidamos pais, professores, religiosos e população em geral para participar conosco desse simpósio”, convoca.

O Centro Social e Pastoral Santo Antônio fica na Avenida Oliveira Botelho, 620 – Alto de Teresópolis. As inscrições podem ser feitas através do site http://diocesepetropolis.com.br/especiais/simposio, onde estão também mais informações sobre o evento. Será cobrada contribuição de R$ 10 para a manutenção do evento. O almoço não estará incluso na contribuição.

Os palestrantessimposio-cartaz

A plenária do Simpósio contará com dois especialistas no assunto. O professor Felipe Nery é pedagogo, orientador familiar e diretor do Colégio São José da Divina Providência, em Osaco (SP). É o presidente do Instituto Sophia Perennis, de consultoria pedagógica; Ex-diretor do colégio de São Bento; Professor do curso de pós-graduação em Matrimonio y Familia de la Facultad de Derecho de la Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo (Perú – Lima); Presidente do Observatório Interamericano de Biopolitica e Rede Nacional de Direitos e Defesa da Família; Conferencista em mais de 550 palestras em seminários, congressos e eventos diversos nacionais e internacionais, passando por países como Equador, Peru, México, Argentina, Paraguai, Panamá, Espanha, etc. Também é membro da Comissão Latino-americana de entidades de família na OEA (Organização dos Estados Americanos).

A professora Andréia Medrado é licenciada em Letras, professora da Rede Pública Estadual – SP, secretária do Observatório Interamericano de Biopolítica; membro conferencista da Rede Vida e Família – ViFam; coordenadora do Educar sem Crise – Professores por uma educação pela verdade.

Tiago Stefanon é médico pela Universidade Federal de Santa Catarina, cirurgião geral pelo Hospital São José de Joinville – SC.

 

Texto – André Oliveira

Jornalista MTb 33922/RJ

algoliveira@gmail.com

Fotos – Pascom / Diocese de Petrópolis

Deixe seu comentário:

Menu

Curta no social