Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A intimidade de Jesus com José

Compartilhe:
saojose

Ah, São José…

s-jose-e-jesus-menino-27   Faz muito tempo que o pai adotivo de Jesus deixou de ser, pra mim, uma figura decorativa do presépio ou mesmo um coadjuvante na história da Salvação da humanidade. O exemplo de obediência e entrega a Deus, a devoção e o cuidado com a Virgem Maria, a ‘linha direta’ com o Criador através do Arcanjo Gabriel e, principalmente, a possibilidade de servir no silêncio.

   Aliás, é esse silêncio que mais me encanta. Reviramos a Palavra de Deus e não encontramos sequer uma frase atribuída a São José, o justo. Mesmo sendo ele, numa sociedade então machista, o chefe da Sagrada Família, não empoderou-se desse status para deixar a figura secundária e assumir o trono. Não. José apenas obedeceu e serviu.

   “Benditos vossos braços que carregaram o Senhor. Bendito vosso peito onde repousou o salvador”. Esses trechinhos da oração dedicada ao Santo sempre me levou a meditar a intimidade de Jesus com esse que foi seu pai. A infância no Egito e em Nazaré, as brincadeiras na carpintaria, a curiosidade do Menino com as ferramentas. Aliás, essa curiosidade que, com certeza, manteve José em intensa vigilância, visto que seriam peças cortantes e mesmo perigosas.

   Imagino Jesus, inspirado pelo Espírito Santo, formando seus discípulos com parábolas. Com certeza muitas vezes viu José plantando, visto que os supermercados não deviam ser muito comuns na época, e questionando como a sementinha se transformava numa planta tão grande. Jesus viu, viveu e aprendeu muito do que ensinou na sua infância ao lado desse homem sensacional.

   Nas primeiras leituras e estudos sobre José me encantei com a lista fenomenal de seus devotos. Nossa maravilhosa Santa Teresa D’Ávila confiava à sua intercessão todos os seus projetos. E não temos relatos de nenhum deles que não tivessem sido finalizados. Santo Inácio de Loyola, São Francisco de Sales, São João Vianey, Santa Teresinha… que turma! Hoje em dia, nosso amado Papa Francisco também não esconde sua devoção ao Santo, tanto que mantém em seus aposentos uma imagem de São José dormindo. Ali deposita suas intenções e a certeza de que Deus nos fala e se faz presente também através dos nossos sonhos. “Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, eu o escrevo em um papelzinho e o coloco embaixo de São José, para que ele sonhe sobre isso”, disse o sucessor de Pedro.

   Ser devoto de São José é isso. Entender que as maiores virtudes desse Santo foram obedecer a Deus, amar a Virgem Maria e proteger o Menino Jesus.

 

Valei-me São José!

André Oliveira

Missionário da CMVD

 

Conheça o Ofício de São josé.

 

Ofício do Glorioso São José

Deixe seu comentário:

Menu

Curta no social