Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

11 de Março – Dedicação da Igreja Matriz de São José

Compartilhe:
dedicacaodaigrejamatrizsaojose
saojosedaserra-acimaOrigens: em 20 de setembro de 1813, o Bispo do Rio de Janeiro Dom José Caetano da Silva Coutinho, atendendo ao pedido dos moradores da serra do Sumidouro, no Vale do Rio Preto, criou o “Curato” de São José da Serra, pouco depois elevado à Freguesia, com sede provisória no Oratório de Nossa Senhora da Conceição da Fazenda Ribeirão. A sede da Paróquia funcionou, segundo conveniências do Vigário e do povo, em diversos oratórios (pequenas capelas) de fazendas, antes que se construísse a atual Igreja Matriz, em terreno doado por Domingos Lopes de Carvalho.
   Criação da Paróquia: Diz Mons. Pizarro que a Paróquia de São José da Serra foi criada no dia 25 de novembro de 1815. Era Bispo do Rio de Janeiro Dom José Caetano da Silva Coutinho.
   Primeiro Pároco: o primeiro Vigário de São José foi Manuel Moreira de Souza Firme, que residia em São José desde 1808. Ele foi oficialmente o Pároco de São José de 1814 à 1820.
Território Paroquial: São José foi a primeira Paróquia da chamada região “Serra-acima”, abrangendo o que veio a ser Município de Petrópolis, parte do atual Município de Teresópolis e do Município de Paraíba do Sul, onde se encontram “Sebollas” e Matosinhos. Hoje, o território da Paróquia de São José se encontra no Município de São José do Vale do Rio Preto, com população estimada em 21.000 habitantes.
   Com o passar dos anos e a considerável extensão territorial da Paróquia, foi necessário que o auxílio religioso chagasse aos recantos mais distantes. Em 22/02/1895, o Oratório da Fazenda Belém de propriedade da família Werneck foi declarado Oratório Público pelo então Bispo de Niterói, Dom Francisco da Roza Maia, onde eram administrados os Sacramentos e a catequese aos Paroquianos das redondezas.
   Em 1903, o Bispo Dom Francisco Braga autorizou a construção de uma Capela em lugar pouco distante da Matriz para que fosse dedicada ao Senhor dos Passos.
   Uma Paróquia não é apenas uma estrutura de alvenaria, é muito mais que paredes. Ela é a cada de Deus, casa de oração, onde acontecem graças a partir de sua comunidade que ali celebra, comunga e professa a mesma fé em Jesus Cristo.
Fonte: https://www.facebook.com/paroquiadesaojose

radiologoplaca

facebook youtube instagram

Deixe seu comentário:

Menu

Curta no social